segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL GASODUTO CAMPINAS-RIO (PEA-GASCAR)

Após fase de diagnóstico nos 33 municípios por onde passa o Gasoduto Campinas-RIO, o PEA-GASCAR inicia suas atividades de mobilização e capacitação.

Desenvolvido pela parceria Transpetro/TAG/Katu Gente&Ambiente o Programa prevê a realização de Fóruns Temáticos bimestrais, Capacitação de Multiplicadores nos segmentos Urbano, Rural e Unidades de Conservação e a realização de Eventos Ludico-Educativos voltados para o Público Escolar.


O objetivo último do Projeto é contribuir para uma gestão ambiental participativa em toda a região, por meio da discussão das principais questões socioambientais locais, envolvimento de gestores públicos e desenvolvimento de projetos integrados. A integração deverá ocorrer entre diferentes setores da sociedade e entre diferentes municípios.

Participam do PEA-GASCAR os seguintes municípios de São Paulo: Paulínia, Jaguariúna, Campinas, Morungaba, Itatiba, Bragança Paulista, Atibaia, Nazaré Paulista, Piracaia, Igaratá, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, Silveiras, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal, enquanto os municípios do Estado do Rio de Janeiro são: Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Paracambi, Seropédica e Japeri.

Os municípios foram agrupados em 4 regiões a partir de afinidades identificadas durante a fase de diagnóstico, conforme tabela abaixo:

Região 1 – Complexo Cantareira
Região 2 – Bacia do Paraíba do Sul
Região 3 – Serra da Bocaina
Região 4 – Rio de Janeiro
Atibaia
Bragança Paulista
Campinas
Igaratá
Itatiba
Jaguariúna
Morungaba
Nazaré Paulista
Paulínia
Piracaia

Aparecida
Caçapava
Cachoeira Paulista
Canas
Guaratinguetá
Lorena
Pindamonhangaba
Roseira
São José dos Campos
Taubaté

Arapeí
Areias
Bananal
São José do
Barreiro
Silveiras

Barra Mansa
Resende
Volta Redonda
Japeri
Paracambi
Pinheiral
Piraí
Seropédica

Durante os meses de dezembro de 2011 e janeiro de 2012, estaremos realizando Foruns de Apresentação e Seleção de Mutiplicadores em pelo menos 6 municípios, visando atingir o maior número de participantes. Em breve estaremos postando informações acerca destes eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário