quinta-feira, 1 de março de 2012

Multiplicadores PEA-GASCAR em seu primeiro encontro de capacitação

No período de 10 a 12 de fevereiro de 2012, os multiplicadores eleitos nos primeiros Fóruns do PEA-GASCAR, estiveram no Hotel Porto da Bocaina para uma imersão de três dias, onde puderam receber um capacitação acerca de Educação Ambiental, com conceitos e marcos legais mais atuais na área e participar de valiosas discussões acerca das principais questões socioambientais de suas regiões.

O encontro consistiu em passo fundamental para os trabalhos do Programa de Educação Ambiental do Gasoduto Campinas-RIO, que continua suas atividades com ampla agenda de Foruns, "Aldeias Ambientais" e Eventos de Integração, agora com a valiosa contribuição dos multiplicadores para adequação de conteúdos e mobilização local.

Participaram do evento 60 multiplicadores, representantes do poder público e sociedade civil, representantes da Transpetro e a equipe da Katu Gente&Ambiente.

Confira abaixo fotos do evento e um resumo das atividades realizadas nos três dias. O segundo módulo de capacitação já está agendado para outubro de 2012, prevendo nova imersão de 3 dias, tendo como foco a elaboração de projetos de desenvolvimento.

Fotos:





















Resumo dos três dias :

10/02 – Os participantes chegaram na parte da manhã e participaram da dinâmica Afinidades Curiosas & Manias Estranhas, que em meio a muitas risadas possibilitou a apresentação dos presentes e um entrosamento crescente ao longo dos três dias. Após o almoço, houve mais um momento de descontração com uma dinâmica de completar frases aparentemente óbvias tiradas de ditados populares.Na período da tarde deu-se início à capacitação com um módulo de nivelamento conceitual acerca de Educação Ambiental, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Gestão Pública.

11/02 –O primeiro trabalho de sábado foi levantar aspectos de uma sociedade sustentável. Ao longo do dia foram feitos grupos de trabalho sucessivos e cumulativos que, a partir das questões levantadas nos Fóruns de Apresentação (ocorridos em dezembro e janeiro), fizeram uma filtragem das principais questões de cada região a partir da perspectiva de cada um dos segmentos e finalizaram com a síntese das principais questões segundo a perspectiva do grupo.

Após o almoço, o coordenador do Programa,  professor Carlos Frederico Loureiro, uma das principais referências da produção acadêmica em educação ambiental no Brasil, deu uma palestra abordando temas como participação social e os avanços da Educação Ambiental dentro de uma perspectiva histórica.

Foi exibido o documentário O Vale, de João Sales, que conta a história do Vale do Paraíba segundo uma uma perspectiva histórico-ambiental. A programação do dia se encerrou com um debate sobre o filme.

12/02 – A primeira atividade do dia foi a apresentação das questões levantadas no dia anterior por cada região. Em seguida foi feita apresentação de três iniciativas de programas ambientais bem sucedidos por multiplicadores presentes, a construção participativa da agenda de eventos do Programa e a avaliação da capacitação. No encerramento, percebemos a reafirmação do compromisso de construção coletiva, em dinâmica específica, na distribuição de brindes artesanais e sorteio de livros de autoria de Miguel Von Behr, multiplicador do PEA-GASCAR, representante da FLONA de Lorena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário