quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dia do Estatuto da Terra na Caramuru Alimentos

Foi realizado hoje, 30 de novembro de 2011, um belo evento comemorativo pelos 47 anos do Estatuto da Terra junto aos funcionários da Caramuru Alimentos.


Sra. Ivone Messias (Caramuru) auxilia
colaborador a escolher sua muda.
Belo não pelo tamanho ou pela "produção" de suas ações, ao contrário, belo pela simplicidade e pelo conteúdo apresentado por todos os participantes e organizadores.

O evento ocorreu no âmbito do Programa Acordar, o Programa de Educação Ambiental Corporativo da Caramuru Alimentos. A temática do Estatuto da Terra é fundamental ao tratar-se da Educação Ambiental baseada em uma perspectiva crítica e transformadora dentro de uma industria de alimentos.

A Caramuru Alimentos é uma empresa 100% brasileira que investe em programas de incentivo a produção de não-transgênicos, apoio à agricultura familiar, respeito ao consumidor e responsabilidade socioambiental.

Desde o inicio de 2011, a Katu Gente&Ambiente vem atuando em parceria com a Caramuru desenvolvendo o Programa de EA e auxiliando a empresa em suas ações de Sustentabilidade.

Neste dia pudemos compartilhar com colaboradores de diferentes áreas e diferentes níveis - desde o operador até o superintendente da empresa - princípios e valores relacionados à agricultura sustentável, justiça social, preservação ambiental e valorização da cultura brasileira, sobretudo relacionada ao homem do campo, com forte ênfase na agricultura familiar e na produção local sustentável.
Sr. Djair, Sra. Elaine Moscoso e Sra. Maragareti Scarpelini na abertura do evento.

O evento ocorreu pela manhã e estiveram presentes mais de 100 funcionários. Além das falas de abertura do Sr. Djair (Diretor Superintendente), Sra. Margareti Scarpelini (Diretora de Adm. e RH) e Sra. Elaine Moscoso (Diretora Técnica da Katu Gente&Ambiente), houve roda de capoeira com alunos das comunidades do entorno atendidos pelo Projeto "Aprendendo com Você" e palestra com Sr. Gilmar, representante da Cooperativa de Agricultura Familiar apoiada pela empresa. Após as apresentações foi servido delicioso café da manhã feito com produtos locais, incluindo sucos de frutas do cerrado, suco de laranja com couve, bolos de cascas de frutas e bolo de abobrinha com passas e canela. 

Dentro da lógica de conservação dos ciclos naturais do bioma como garantia de produção sustentável foram distribuídas mudas de árvores nativas, escolhidas pelos colaboradores durante a semana da árvore (setembro). Os colaboradores escolheram pessoalmente suas mudas e receberam instruções de como cuidar de suas futuras árvores. Entre as espécies distribuídas estavam o jacaré-do-cerrado, sapucaia, ipês, jatobá, ingá e espécies de palmeiras.

Abaixo algumas fotos do evento.

Mudas prontinhas para escolha dos colaboradores.

Roda de capoeira com crianças da comunidade.

Belo dia no Centro-Oeste do Brasil.

Sr. Gilmar, da Cooperativa de Agricultura Familiar.

Escolha das mudas e suco de laranja com couve.

Abner (Katu Gente&Ambiente) auxilia colaborador a escolher suas mudas.


Funcionárias da Caramuru recebem suas mudas

Nenhum comentário:

Postar um comentário